domingo, 18 de junho de 2017
A Folha Regional - Deputado Arantes alerta para casos de AEH
Publicado em 12/04/2017 - Política - Da Redação
Deputado Arantes alerta para alta taxa de incidência de angioedema hereditário em Bom Despacho
Doença rara tem 50 casos registrados na cidade e uma morte.
A pedido do prefeito Fernando Cabral, o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) enviou ofícios à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde solicitando apoio urgente ao município de Bom Despacho, Minas Gerais, Brazil em função dos altos índices registrados de Angioedema Hereditário (AHE), uma doença rara, desconhecida de muitos profissionais de saúde e, geralmente, subdiagnosticada. O AHE é transmitido por herança autossômica dominante e atinge 1 a cada 50.000 pessoas.
Em Bom Despacho, um município com menos de 50.000 habitantes, já foram registrados 50 casos e uma morte causada pela doença. Os portadores da AHE apresentam edema de pele e de submucosa que afeta diversas partes do corpo e de órgãos, como a face, a genitália, a orofaringe, a laringe e o sistema digestivo. A taxa de mortalidade é estimada entre 25% e 40% e, geralmente, ocorre por edema de laringe e asfixia. A falta de diagnóstico e a ausência de tratamento contribuem com esse índice.
Para o deputado Arantes, o município precisa de ajuda das autoridades de saúde: “Todos querem entender essa doença. Além disso, a existência de um CTI é fundamental no atendimento a uma pessoa em crise e a cidade não possui um CTI. Estamos preocupados com a possibilidade do número de mortes aumentar, se nada for feito”, alertou.
Para discutir o problema na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Antonio Carlos Arantes solicitou com urgência a realização de uma audiência pública da Comissão de Saúde para debater o envolvimento do poder público estadual no diagnóstico, tratamento e capacitação de profissionais e agentes de saúde para lidar com o Angioedema Hereditário. A data ainda não foi marcada.
Diante da situação preocupante, autoridades de Bom Despacho, pacientes e familiares organizaram um encontro na cidade para a troca de informação entre os portadores, familiares e a comunidade em geral sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.
Representando o deputado Arantes, o assessor parlamentar, Welbert Matos, compareceu a reunião realizada no sábado (08/04/17), às 13 horas, no Lions Clube. O evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Neide Aparecida Braga Lopes, do médico imunologista do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, Gustavo Fuzaro, e da vice-presidente da Associação Brasileira de Portadores de Angioedema Hereditário, Raquel de Oliveira Martins, que fez uma palestra sobre a gravidade da doença.
FONTE: ASCOM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário