sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Dor Abdominal Grave Pode Ser Sinal de AEH

Dor Abdominal Grave Pode Ser Sinal de AEH. Relatos de
Estudo de Caso no Japão
02/10/2018
O angioedema hereditário (AEH) pode se apresentar como uma dor abdominal súbita e intensa, mesmo na ausência de outros sintomas típicos, como inchaço na pele e revestimento da mucosa, descobriu um estudo de caso do Japão.
Segundo os autores, os médicos não devem ignorar esses sintomas atípicos e confirmar o AEH por meio de um diagnóstico diferencial (o processo do processo de descartar condições que compartilham sintomas semelhantes).
O relatório, " Abdome Agudo Recorrente como Manifestação Principal do Angioedema Hereditário ", foi publicado em Medicina Interna, em 92/10/2018 AEH é um distúrbio genético raro caracterizado por episódios súbitos e recorrentes de edema nas camadas mais profundas da pele, das vias aéreas superiores e do trato gastrointestinal (GI).
Quando os surtos de angioedema ocorrem perto da superfície do corpo, eles são facilmente perceptíveis. Mas esses sinais podem ser negligenciados quando a principal região afetada étrato gastrointestinal.
Neste estudo de caso, os pesquisadores descreveram o caso de uma mulher de 45 anos que tinha uma história clínica recorrente de 10 anos de dor abdominal grave acompanhada por episódios menores de inchaço da pele nas mãos e nas pernas.
Quando ela tinha 42 anos, a paciente foi submetida a uma pan-histerectomia - cirurgia para remover o útero e o colo do útero - porque os médicos suspeitavam que a endometriose era responsável pela extrema dor abdominal do paciente.
No entanto, após o procedimento, a dor não diminuiu. Na verdade, piorou até o ponto em que a paciente teve que ser levada ao pronto-socorro do hospital.
Após um exame físico, os médicos não encontraram nenhum sinal indicativo de inchaço (edema) sob a pele, mas o abdômen da paciente estava levemente distendido e sensível ao toque. A tomografia computadorizada (TC) do abdome revelou uma submucosa (uma camada úmida que reveste vários órgãos do corpo e auxilia na absorção e secreção de substâncias) o edema do íleo (a seção final do intestino delgado).
Preocupados com a possibilidade de angioedema hereditário, os médicos realizaram um exame de sangue adicional para medir os níveis de inibidor de C1 - uma proteína codificada pelo gene SERPING1, cujas mutações são uma causa direta para os tipos 1 e 2 de AEH.
Os resultados do teste revelaram que a paciente sofria de deficiência do inibidor de C1 diretamente associada a uma mutação genética no gene SERPING1 , que responde por 85% de todos os casos de AEH tipo 1, e a paciente foi finalmente diagnosticada com AEH tipo 1.
Ela foi tratada com ácido tranexâmico e terapia sob demanda de concentrado de inibidor de C1 derivado de plasma para controlar sua dor abdominal recorrente.
O presente caso destacou duas questões clínicas críticas. Primeiro: AEH pode ser negligenciado se as crises principais envolverem apenas o trato gastrointestinal, e segundo: negligenciar o AEH pode aumentar o risco de mortalidade no paciente, assim como em qualquer parente de sangue , escreveram os pesquisadores.
"A mãe de nosso paciente morreu de asfixia da laringe após endoscopia alta antes de nossa paciente ser diagnosticada com AEH", acrescentaram. Recentemente, um de seus filhos relatou ter dores abdominais ocasionais. A administração profilática preventiva de inibidor de C1 antes de procedimentos odontológicos, endoscopia e intubação endotraqueal é aconselhada se a deficiência de C1-INH for diagnosticada , acrescentaram.

Fonte: https://www.jstage.jst.go.jp/article/internalmedicine/advpub/0/advpub_1559-18/_article
https://angioedemanews.com/2018/10/02/one-sign-hereditary-angioedema-possibly-severe-abdominal-pain/

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

IV Conferência Global de AEH em Viena de 16 a 20 de 2018


A Conferência Global do AEH 2018 em Viena, Áustria - a quarta conferência do gênero - foi recorde em mais de uma maneira: o maior número de participantes (736 de 57 países), a maior trilha científica, bem como, os palestrantes mais importantes.

O Brasil contou com 22 participantes, entre pacientes e cuidadores, uma médica e uma pesquisadora. Foi representado nas programações da conferência,  na caminhada e no encontro de jovens. Concorreu a uma vaga no Comitê Internacional onde, no entanto, foram reeleitos os já existentes. No entanto, a concorrente recebeu um convite para ingressar o time de HAEi no trabalho de "Advocacy" representando a América do Sul e México.
Caminhada por AEH dia 16/05/2018
Caminhada dia 17/05/2018





Caso raro de angioedema ligado a Crestor, uma estatina.


Caso raro de angioedema ligado a Crestor, uma estatina, relatado em estudo de caso.
20 de setembro de 2018
Medicamentos que diminuem os níveis de colesterol, coletivamente conhecidos como estatinas, podem, em casos raros, desencadear episódios de angioedema que são auto-resolvidos se os pacientes pararem de usar a estatina, relata um estudo de caso.
O estudo descreve um efeito colateral de Crestor (rosuvastatina), mas seus pesquisadores alertam que outras estatinas relacionadas quimicamente também podem levar a complicações semelhantes.
" Angioedema induzido por drogas: um efeito colateral raro de rosuvastatina " foi publicado na revista Cureus .
Uma mulher de 45 anos queixou-se de episódios noturnos recorrentes de edema afetando a face, lábios e língua, sem sinais de erupção cutânea, relata o estudo. Na tentativa de resolver os sintomas, ela tomou a difenidramina agente anti-histamínico (comercializado como Benadryl, entre outros), mas o tratamento não teve sucesso.
Ela não tinha experimentado nenhuma reação alérgica no passado e não tem histórico familiar de alergias ou reações alérgicas exacerbadas. Ela não havia comido nada incomum ou viajado recentemente.
A paciente tinha hipotireoidismo (baixos níveis de hormônios da tireoide) e altos níveis de moléculas gordurosas, para as quais ela estava tomando levotiroxina e Crestor, respectivamente.
Desde que Crestor foi adicionado ao seu regime de tratamento, dois meses antes de procurar tratamento para os episódios, a mulher queixou-se de inchaço quase todas as noites.
Os pesquisadores pensaram que Crestor poderia ser o culpado dos episódios de angioedema, e ela interrompeu o tratamento. O inchaço foi resolvido nas 24 horas seguintes sem necessidade de tratamento adicional com corticosteróides.
A análise do sangue revelou que os níveis de componentes do complemento do sistema imunológico estavam dentro do normal, descartando a possibilidade de angioedema hereditário (AEH).
Dada a rápida resposta entre a administração de Crestor, o desenvolvimento de angioedema e a resolução dos sintomas após a interrupção do uso, o paciente foi diagnosticado com angioedema induzido por medicamento.
Ela foi descarregada e iniciado o tratamento com um outro agente de redução do colesterol Welchol ( colesevelam ), que não pertencem à mesma classe das estatinas como Crestor.
Embora este tenha sido o primeiro caso de angioedema induzido por medicamento causado por Crestor, esta complicação já foi descrita com outras estatinas, incluindo Lipitor ( atorvastatina ), Pravachol ( pravastatina ), Mevacor ( lovastatina ) e Zocor ( sinvastatina ).
Os pesquisadores sugerem que "os médicos devem considerar esse efeito adverso em pacientes com angioedema persistente que estejam recebendo rosuvastatina ou outras estatinas".
Existem poucas estratégias disponíveis para o manejo dos episódios agudos de angioedema induzido por drogas, que incluem o uso de corticosteroides e antagonistas da histamina. O uso de terapias aprovadas para o tratamento de AEH também é uma possibilidade, mas pouco se sabe sobre a eficácia de tais medicamentos em pacientes sem AEH.

sábado, 9 de junho de 2018

domingo, 6 de maio de 2018