terça-feira, 6 de abril de 2010

Conceitos

"Afecção caracterizada pelo aparecimento brusco de infiltrações edematosas firmes, bem delimitadas, salientes, localizadas especialmente na face e nas partes genitais e que pode por vezes atingir as vias respiratórias superiores. Pode associar-se a urticária crónica e a outras manifestações alérgicas, como a asma, a enxaqueca, etc. Sin. de edema angioneurótico." (QUINCKE, Heinrich, médico alemão, 1842- -1922.)

"O Angioedema Hereditario (AEH) é uma doença autossômica dominante, caracterizada por mutacões no gene do inibidor de C1 esterase (C1-INH), uma proteina reguladora não apenas da ativacão das vias do complemento como também dos sistemas enzimaticos plasmáticos da coagulação e das cininas. Caracteriza-se por edema recorrente não pruriginoso, que ocorre tipicamente na face, nas extremidades e na genitália, e dura de dois a cinco dias. A dor abdominal recorrente é relatada em 70% a 80% dos pacientes como consequência do edema da parede intestinal. Pode ocasionar complicacões graves, como: edema de laringe e morte por asfixia (Agostoni et al.,2004). O AEH pode mimetizar outras condicões clínicas, ocasionando, na maioria das vezes, um diagnóstico tardio da doença. Não responde à terapia com anti-histaminicos, sugerindo que a histamina não esteja envolvida na sua indução". (GRUMACH, Anete Sevciovic; Angioedema Hereditário, 2009)

"O angioedema hereditário (HAE) é uma desordem rara, genética e potencialmente fatal caracterizada por uma deficiência ou disfunção da proteína plasmática do inibidor C1. As características clínicas da HAE incluem inchaço das extremidades, face, tronco, vísceras abdominais e das vias aéreas superiores. Atrasos no diagnóstico são comuns em pacientes com HAE, com o tempo médio superior a 10 anos entre o início dos sintomas e o diagnóstico ". (Medscape CME )

2 comentários:

  1. marcos teixeira deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Angioedema Hereditáriohttp://www.orkut.com.br/Main...":

    Olá, tenho urticária desde 14 anos e mesmo tomando Hidroxizine, fexofenadina, sempre tenho os inchaços q por sinal são gravíssimos. Ñ sei mais o q fazer já fui em uns 20 alergistas e nenhum me cura ou pelo menos me indica remédios q ñ deixem a doença se manifestar.
    N~sei mais o q fazer!!! Gostaria de ajuda!!!
    Obrigada, Láiza Cabral e-mail: lalacabrals@yahoo.com.br



    Postado ESTUDANDORARAS BRASIL em 07/04/2010 09:14:00

    ResponderExcluir
  2. Láiza, respondi ao seu questionamento via email.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir